Guia para Uso Eficiente de Fertilizantes

O Guia para Uso Eficiente de Fertilizantes consiste em um amplo conjunto de informações que aborda os princípios básicos da nutrição de safras e os 4C's da gestão de nutrientes. Você pode saber mais sobre os nutrientes e tipos de fertilizantes, além de compreender o pH, amostragem e análise de solo.

Capítulos

Definição de Solo

O solo consiste em camadas (horizontes de solo) compostas de minerais e matéria orgânica, ar e água. O solo alimenta as plantas, permitindo que essas cresçam e se desenvolvam.

O pH do solo

O pH do solo é uma medida da acidez e alcalinidade dos solos, variando de 0 a 14. Para maioria das plantas, o pH ideal do solo é entre 5,5 e 6,5.

Análise do solo

A análise do solo é uma importante ferramenta para assegurar a produtividade agrícola. As análises do solo fornecem as informações básicas que determinam a necessidade de calagem e o estado nutricional.

Amostragem do solo

Amostragem adequada do solo permite o correto diagnóstico do seu estado nutricional através da análise do solo. As amostras de solo devem ser coletadas de forma a representar corretamente a área amostrada.

Análise da planta

Nas análises das plantas, testes de laboratório avaliam os teores de nutrientes essenciais contidos nos tecidos das plantas.

Fósforo

Fósforo (P) é essencial a todos os organismos vivos. Plantas devem ter fósforo para concluir seu ciclo de produção normal.

Nitrogênio

Nitrogênio (N) é um nutriente essencial para o crescimento, desenvolvimento e reprodução das plantas. Normalmente, é o nutriente essencial mais deficiente em todo o mundo.

Potássio

Potássio (K) é necessário para o crescimento e reprodução das plantas.

Macronutrientes secundários

São considerados macronutrientes secundários o cálcio, o magnésio e o enxofre. Contudo, a demanda desses nutrientes vem aumentando devido às exigências de produtividade das culturas.

Micronutrientes

São considerados micronutrientes os nutrientes essenciais que são exigidos em pequenas quantidades. No geral, são necessários gramas ou poucos quilos por hectare. Os micronutrientes também são essenciais para o desenvolvimento das plantas e desempenham um importante papel nam nutrição das plantas.

Gestão de nutrientes específica ao local

A gestão de nutrientes específica ao local é um dos elementos da agricultura de precisão, permitindo ajustes finos dos sistemas de gestão de safras usando a Gestão de Nutrientes 4C.

Fertilizantes fluídos e secos

Na comparação entre fertilizantes fluídos e secos, os benefícios devem ser pesados considerando apenas a produtividade agrícola, se considerarmos que todos os fatores ambientais são iguais.

Gestão 4C dos nutrientes

A Gestão dos Nutrientes 4C's promove o uso da fonte certa de fertilizantes, no grau certo, no momento certo e no local certo – em inglês 4R's, right source, right rate, right time e right place.

Leia nossos AgroInfos >>

Resultados agronômicos Mosaic

agrisight
©2014-2015 Mosaic Fertilizantes do Brasil. Todos os direitos reservados.
The Mosaic Company