Blog

As pesquisas agronômicas e a tecnologia que impulsionam a produção agrícola estão avançando em uma taxa elevada. Através do Blog Agronômico, os especialistas da Mosaic abordam as informações mais atuais em relação à nutrição de safras e apresentam suas percepções para maximizar a produção de maneira sustentável.

A interação entre nutrientes nas adubações - Parte II

A eficiência das adubações é um tema extremamente importante e relevante na Nutrição de Plantas. Não é correto considerar que apenas a quantidade de nutrientes aportada para as culturas pelas adubações é determinante para o sucesso das lavouras.

Tabela de Extração e Exportação dos nutrientes na Cultura do TRIGO

Necessitamos proporcionar uma nutrição equilibrada e ajustada, levando em consideração a quantidade de nutrientes absorvidos pelo trigo e o correto uso destas informações.

Tabela de Extração e Exportação dos nutrientes na Cultura do SOJA

Necessitamos proporcionar uma nutrição equilibrada e ajustada, levando em consideração a quantidade de nutrientes absorvidos pela soja e o correto uso destas informações.

Tabela de Extração e Exportação dos nutrientes na Cultura do MILHO

A busca por altas produtividades é uma demanda diária e crescente no meio agrícola brasileiro. Existem 52 fatores que interferem na planta e influenciam na produtividade (Tisdale et al, 1985). A nutrição é, sem dúvida, um dos principais fatores de produção de uma planta.

A interação entre nutrientes nas adubações - Parte I

A eficiência das adubações é um tema extremamente importante e relevante na Nutrição de Plantas. Não é correto considerar que apenas a quantidade de nutrientes aportada para as culturas pelas adubações é determinante para o sucesso das lavouras.

Micronutrientes para cana-de-açúcar: quando, onde e como aplicar.

Atualmente o Brasil é o maior produtor mundial de cana-de-açúcar devido as condições climáticas serem propícias para o cultivo da cultura. Para nos mantermos como líderes de produção mundial é necessário que busquemos sempre o incremento de produtividade alicerçado com a sustentabilidade.

A nutrição na cultura da batata

A batata é muito consumida no mundo, hoje sendo o quarto alimento mais utilizado na alimentação humana, depois do arroz, trigo e milho.

O enxofre como agente fertilizante na linha de plantio

O enxofre é o quarto nutriente mais usado pelas plantas, ficando atrás somente do nitrogênio, do fósforo e do potássio. Ele atua, entre outras coisas, na composição de dois importantes aminoácidos: cistina e metionina, que realizam a síntese de proteínas, ajudando na produção e enchimento de grãos, na produção de clorofila e na nodulação de leguminosas.

Macronutrientes secundários no solo e suas disponibilidades

O sucesso da Agricultura é o resultado da soma de vários fatores, no qual a nutrição correta das plantas ocupa papel fundamental. A certeza de que os campos de cultivo estejam recebendo níveis adequados dos nutrientes necessários para as plantas, aliada a boas práticas agronômicas, é a garantia de que a cultura terá bom desempenho com produtividade alta.

Ambientes de Produção como ferramenta de produtividade para cana-de-açúcar

Para obter altas produtividades, a cultura da cana-de-açúcar é extremamente dependente das interações com os ambientes de produção. Pensando nestas características, foi desenvolvido o “Ambicana” - uma metodologia aplicada para quantificar a interação dos ambientes de produção com a realidade da cultura canavieira e que também visa promover a verticalização da produção.

Manejo de Potássio em Plantio de Cana

potássio é o nutriente mais absorvido pela cana-de-açúcar durante seu desenvolvimento. Para produzir 120 TCH, uma lavoura de cana absorve aproximadamente 370 kg de K2O por ha. Isso é quase 4 vezes superior à necessidade de nitrogênio e quase 5 vezes superior à de fósforo (Oliveira, et al., 2010).

Funções do boro em cana de açucar

O Boro (B) é um micronutriente secundário que apresenta alta mobilidade no solo e pouca na planta. Os sintomas de deficiência aparecem principalmente em folhas novas.

Pequeno Histórico dos Fertilizantes

O uso de fertilizantes na agricultura foi iniciado provavelmente pelo homem neolítico. Cinzas e estercos eram as fontes de nutrientes para a produção das plantas. Já na Civilização Romana, relatos indicam a existência de avaliação comparativa de formas de fertilizantes, especialmente orgânicos, para melhorar a produção das plantas (Russel e Williams, 1977).

Manejo de fósforo em cana-de-açucar

O fósforo é um macronutriente que a cana-de-açúcar necessita em menor quantidade quando comparado aos demais macronutrientes. Ele exerce função chave no metabolismo da planta, particularmente na formação de proteínas, pois compõe a estrutura das moléculas de ATP e ADP.

A importância do magnésio para as plantas.

O magnésio é um macronutriente secundário utilizado pelas plantas em grandes quantidades, porém em menores porções que o nitrogênio e o potássio. Em geral é similar ao fósforo, enxofre e cálcio. Usualmente é um pouco menos requerido que o Ca.

Quantos nutrientes estão nas frutas cítricas que você consome?

Primeiro vamos entender quais são os nutrientes que estão nas frutas cítricas. Somente uma laranja, tangerina, poncã ou limão contêm pelo menos 19 nutrientes. Todos essenciais para a vida e para sua saúde.

Aplicação de Fertilizantes

As adubações são processos nos quais nutrientes são adicionados a sistemas agrícolas com o objetivo de complementar, ajustar, balancear, ou mesmo, repor elementos necessários para o correto desenvolvimento das plantas.

Manejo do Potássio

Na atual conjuntura econômica que atravessa o Brasil é de grande importância incrementarmos a produtividade agrícola brasileira para que a mesma se torne sustentável e possamos verticalizar a produção, mesmo o Brasil possuindo novas fronteiras agrícolas que ainda precisam ser exploradas.

Valorização da agricultura: solução e questão de segurança nacional

Produzir alimentos em quantidade suficiente e com qualidade para atender o crescimento populacional mundial sempre foi um dos maiores desafios da humanidade. Afinal, estamos falando de “segurança alimentar”. Essa questão se configura como de especial interesse, especialmente para as próximas décadas, dado o crescente aumento do poder aquisitivo da população de países emergentes, sem contar a carência generalizada de comida em grande parte das nações subdesenvolvidas

Discutindo: “A Qualidade do solo”

A qualidade do solo é definida como a capacidade de sustentar plantas e animais, mantendo ou aumentando a qualidade da água e do ar e permitindo assim uma vida saudável a seus habitantes. Além disso, o solo é responsável por produzir sem degradar, por suprir calor, água, ar e nutrientes e também por reduzir a contaminação do ambiente.

Adubação de Cobertura de Fósforo e Potássio

Adubação de cobertura é uma estratégia comum para manter o nível de nutrientes no solo durante o desenvolvimento da lavoura. 

Minhas análises de solo estão prontas. E agora?

A análise de solo é considerada um dos primeiros entre os principais passos em um bom planejamento e gerenciamento da nutrição de safras. E quando os resultados ficam prontos, qual o próximo passo?

A lacuna entre macro e micronutrientes é menor do que você pensa

Mesmo com o crescente foco em micronutrientes e sua importância para a sanidade e produtividade das safras, basear o plano de nutrição em macronutrientes ainda é considerado primordial. Enquanto macronutrientes e micronutrientes certamente funcionam melhor combinados para criar uma nutrição de safras balanceada, a principal diferença entre eles é a quantidade necessária para o desenvolvimento das plantas.

Leia nossos AgroInfos >>

Resultados agronômicos Mosaic

agrisight
©2014-2015 Mosaic Fertilizantes do Brasil. Todos os direitos reservados.
The Mosaic Company