Share This
/quantos-nutrientes-estao-nas-frutas-citricas-que-voce-consome.jpg

Quantos nutrientes estão nas frutas cítricas que você consome?

Primeiro vamos entender quais são os nutrientes que estão nas frutas cítricas. Somente uma laranja, tangerina, poncã ou limão contêm pelo menos 19 nutrientes. Todos essenciais para a vida e para sua saúde. Além de carbono, hidrogênio e oxigênio, uma laranja também contém: nitrogênio, fósforo, potássio, cálcio, magnésio, enxofre, boro, cloro, cobre, ferro, manganês, molibdênio, zinco, cobalto, sódio e alumínio.

Em média, uma laranja pesa de 110 a 150 gramas.  Se considerarmos esse peso, cada laranja contém aproximadamente 240 mg de nitrogênio, 200 mg de potássio e 68 mg de cálcio. Esses são os nutrientes de maior concentração na laranja, depois de carbono, hidrogênio e oxigênio. Por outro lado, os de menor concentração são: cobalto, molibdênio e zinco com 0,0004 mg; 0,001 mg e 0,12 mg respectivamente. As laranjas natal e valência são as variedades que contêm a maior concentração de nutrientes e o limão taiti, a menor concentração. Na fruta, a parte que contém maior concentração de nutrientes é a semente.

Por isso é importante nutrir bem as lavouras para que as mesmas forneçam alimentos ricos e nutritivos, além de alcançar altas produtividades.

Adaptado de Bataglia, O.; Rodriguez, O.; Gallo, J.R.; Furlani, P.R.; Furlani, M.C. 1977. Composição mineral de frutos cítricos na colheira. Bragantia.

Topics:
Soil_Fertility

 
Leia nossos AgroInfos >>

Resultados agronômicos Mosaic

agrisight
©2014-2015 Mosaic Fertilizantes do Brasil. Todos os direitos reservados.
The Mosaic Company