Share This
/analise-do-solo-blog.jpg

Minhas análises de solo estão prontas. E agora?

Por Equipe Agronômica Mosaic

A análise de solo é considerada um dos primeiros entre os principais passos em um bom planejamento e gerenciamento da nutrição de safras. E quando os resultados ficam prontos, qual o próximo passo?

O primeiro passo para utilizar os resultados das análises de solo a seu favor é comparar os resultados ao histórico das análises realizadas anteriormente para assegurar que os números fazem sentido. Lembre-se que, quando comparamos análises de solo atuais com dados históricos, devemos utilizar dados do mesmo período de cada ano pois a disponibilidade de nutrientes pode mudar durante cada temporada. Embora tendências estejam evidentes, qualquer mudança notável nos níveis de nutrientes disponíveis no solo devem ser analisados com atenção.

Uma vez que os resultados das análises foi comparado com os dados históricos, inicie a montar o seu plano de fertilização com o auxílio de recursos qualificados como, por exemplo, consultores agronômicos, equipe técnica de cooperativas e revendedores, além de outras fontes de informação técnica. Em geral, estas pessoas estão preparadas e tem ferramentas técnicas para lhe auxiliar a desenvolver um plano de nutrição de safras para a próxima temporada. Debater e analisar diferentes pontos-de-vista em relação aos resultados de suas análises de solo e, consequentemente, das necessidades nutricionais da sua lavoura, será de grande ajuda para determinar qual a melhor opção para o seu solo e seu orçamento.

Análises de solo são uma ótima ferramenta para produtores entenderem completamente quais os nutrientes estão disponíveis para a cultura. No entanto, os dados históricos sobre o solo de sua propriedade pode auxiliá-lo à determinar tendências na fertilidade do solo e como evitar deficiências de nutrientes no futuro.

Topics:
Soil_Fertility

 
Leia nossos AgroInfos >>

Resultados agronômicos Mosaic

agrisight
©2014-2015 Mosaic Fertilizantes do Brasil. Todos os direitos reservados.
The Mosaic Company