Share This
/flor-brotando.jpg

A lacuna entre macro e micronutrientes é menor do que você pensa

Por Equipe Agronômica Mosaic

Mesmo com o crescente foco em micronutrientes e sua importância para a sanidade e produtividade das safras, basear o plano de nutrição em macronutrientes ainda é considerado primordial. Enquanto macronutrientes e micronutrientes certamente funcionam melhor combinados para criar uma nutrição de safras balanceada, a principal diferença entre eles é a quantidade necessária para o desenvolvimento das plantas.

Existem 17 nutrientes essenciais para o desenvolvimento correto das plantas. Dentre eles, os macronutrientes – fósforo, potássio e nitrogênio – são medidos como um percentual da planta e, por outro lado, os micronutrientes como zinco ou boro são medidos em partes por milhão.

Enquanto continuamos com a busca por altas produtividades, também exigimos mais da capacidade do solo. Com o aumento de produtividade, aumenta a necessidade de nutrientes pelas plantas e isto aumenta a resposta às aplicações de micronutrientes. Ao remover mais nutrientes do solo, muitas vezes não há quantidade suficiente de micronutrientes no solo para suportar as necessidades que cada planta precisa.

Além disso, alguns macronutrientes e micronutrientes combinam-se muito bem naturalmente. Por exemplo, existe sinergia entre fósforo e zinco. Isto é, a deficiência em um destes nutrientes pode ser induzida por uma aplicação em excesso do outro. Esta é a razão pela qual uma nutrição de safras balanceada e o uso de fertilizantes nutricionalmente balanceados, como o MicroEssentials, aumentam a possibilidade de atingir altas produtividades.

Da perspectiva de planejamento econômico e financeiro, macronutrientes ainda são a base de um plano de nutrição de safras balanceado, pois são necessários em maiores quantidades e fornecem maior retorno a cada investimento. Porém, um dos avanços das tecnologias dos fertilizantes atuais é que macronutrientes podem ser aplicados com a adição de micronutrientes para fornecer a nutrição mais balanceada possível para as lavouras. Utilizar produtos premium que combinem macro e micronutrientes proporciona altas produtividades e melhor rentabilidade.

Topics:
Macronutrients;Micronutrients

 
Leia nossos AgroInfos >>

Resultados agronômicos Mosaic

agrisight
©2014-2015 Mosaic Fertilizantes do Brasil. Todos os direitos reservados.
The Mosaic Company