Share This
/a-nutricao-na-cultura-da-batata.jpg

A nutrição na cultura da batata

A batata é muito consumida no mundo, hoje sendo o quarto alimento mais utilizado na alimentação humana, depois do arroz, trigo e milho.

Por ser de alto valor energético, rica em vitaminas e sais minerais, a batata se destaca como um alimento altamente nutritivo. Por possuir cheiro e sabor pouco acentuado, pode ser utilizada em vários tipos de pratos, com vários acompanhamentos.

A batata se caracteriza por ter ciclo curto e alta produtividade, podendo atingir mais de a 60 ton/ha. Assim a batateira tem uma grande demanda por nutrientes num curto espaço de tempo. Por isso, é muito importante o uso de fontes de nutrientes de alta solubilidade que estejam prontamente disponiveis para a cultura. As variedades de batata são produzidas principalmente para a indústria e para o consumo final. Cada variedade apresenta características bastante particulares de demanda de nutrientes. A necessidade de nitrogênio, por exemplo, varia de 2,4 a 5 kg para cada tonelada do tubérculo produzido. A seguir estão as demandas de nutrientes das variedades de batata mais cultivadas no Brasil. Para melhor entender o quadro abaixo, vamos compreender dois conceitos: o de extração e o de exportação.

EXTRAÇÃO: é a quantidade de nutrientes que a planta necessita para determinada produtividade; e EXPORTAÇÃO: é a quantidade de nutrientes contida na parte colhida (e retirada da lavoura) pela produção.

/extracao2.jpg?v=1

/exportacao.jpg?v=1

Fonte: Nutrição Mineral, calagem e adubação da Batateira (Unesp – Botucatu-SP)

Comparando os dois quadros, verificamos que quase todo fósforo (P) e o enxofre (S) são exportados, seguidos pelo potássio (K) com 80%, nitrogênio (N) com 70%, magnésio (Mg) com 67% e cálcio (Ca) com 9%.

A nutrição adequada das plantas cultivadas é uma das formas de aumentar a qualidade e a produtividade das lavouras. Assim, conhecer a necessidade de cada nutriente, a quantidade e o momento adequado de introduzi-lo, ajuda no equilíbrio nutricional das plantas e desta forma faz com que elas atinjam grandes produtividades.


Topics:
Soil_Fertility

 
Leia nossos AgroInfos >>

Resultados agronômicos Mosaic

agrisight
©2014-2015 Mosaic Fertilizantes do Brasil. Todos os direitos reservados.
The Mosaic Company